Skip to content
Esta imagem retrata um homem fora de sua casa. Ele está acenando para um cilcista passando, enquanto ele limpa um lindo mosaico azul envolta da janela.

Como manter a cidade limpa e organizada começando pelo seu bairro

A Cif acredita que casas bonitas e ambientes aconchegantes nos deixam mais felizes. A seguir, confira algumas dicas que vão ajudar você e seus vizinhos a ficarem orgulhosos da beleza do seu bairro.

Um pouco de limpeza já pode ser um longo caminho andado - às vezes até o final da sua rua! Se estiver pensando em organizar um dia de limpeza no bairro, nós temos algumas dicas para te ajudar. Ao tirar um tempo para garantir que o ambiente esteja iluminado, limpo e radiante, você e seus vizinhos poderão desfrutar ainda mais do bairro em que vivem.

Como organizar a limpeza do bairro!

O envolvimento da comunidade é crucial quando se trata de organizar um mutirão de limpeza no bairro. Por que não convidar alguns vizinhos para um café e discutir ideias de como transformar o bairro em uma área mais aconchegante e acolhedora para todos?

Confira aqui algumas dicas para organizar uma iniciativa no seu bairro!

Ideias para organizar o mutirão de limpeza do bairro

  1. Escolha o dia e hora certos! Confira o calendário da comunidade para evitar conflitos com eventos já agendados.
  2. Tenha um plano! Pergunte para os seus vizinhos as áreas que eles gostariam de atingir para chegar a um consenso. Se houver alguma específica, como uma passagem subterrânea ou uma calçada suja, que cause ansiedade na comunidade, inicie a limpeza por esta área. Locais específicos como um parque ou uma rua são sempre bons começos.
  3. Faça uma lista do que irá precisar: sacos de lixo, luvas, produtos de limpeza e assim por diante.
  4. Divulgue! Você pode fazer panfletos, distribuir nas casas e comércios da região. Ou até mesmo criar um evento nas redes sociais ou um anúncio no jornal local. Além disso, uma conta de e-mail para esta finalidade específica e/ou uma página dedicada nas mídias sociais garantem uma comunicação eficaz em caso de dúvidas e sugestões.
  5. Certifique-se de que seus vizinhos confirmaram disponibilidade para a data e quais equipamentos ou produtos eles podem ficar responsáveis de levar. Assim, o dia do mutirão ficará mais planejado e eficiente.

Pensamentos de ‘como posso ajudar a minha cidade’ são frequentes, mas as ações nem sempre. Começar com pouco já é um grande passo, por exemplo, cuidar da limpeza das ruas. A ideia se espalha e se amplia até um esforço coletivo, que contribui para uma comunidade mais limpa e radiante!

Como ajudar minha cidade?

Agora que já organizou um mutirão de limpeza, pense no que mais você e seus vizinhos podem fazer para restaurar a beleza da sua área.

  • Como sempre falamos, pequenos projetos impulsionam a comunidade para ideias futuras que vão revelar ainda mais a beleza em sua região local. Projetos simples, como arrumar os vasos de flores ou remover adesivos dos postespodem ser uma boa iniciativa para estimular a sua vizinhança.
  • Os moradores serão inspirados pela beleza que está sendo restaurada no seu bairro e apreciarão ainda mais o ambiente agradável que aquela pequena ação proporcionou. É provável que na próxima vez eles queiram participar e ajudar, por isso ações pequenas e médias são importantes! Por exemplo, se você cuida da limpeza das ruas, é mais fácil alguém se inspirar a ajudar e assim por diante.
  • Quando você for organizar um projeto maior, lembre-se que isso exige equipamentos como rastelos, sacos de lixo e luvas. Peça que os voluntários tragam de casa ou solicite à prefeitura ou câmara de vereadores os materiais necessários para limpar o seu bairro.

Reúna-se com a sua comunidade e diga ‘olá lindeza’ para a área restaurada do bairro!

 

Lembre-se: antes de usar qualquer produto, leia atentamente as instruções e precauções de uso no rótulo da embalagem. Sempre teste primeiro em uma área pequena e discreta.