Deixe qualquer lugar mais leve com um pequeno jardim de vidro

Um pequeno toque pode fazer uma grande diferença no ambiente de sua casa. Também conhecidos como terrários, os minijardins são uma maneira simples de decorar um espaço pequeno ou dar um toque inusitado à sala. Devido ao seu tamanho diminuto, mas grande impacto, esses arranjos cheios de estilo são perfeitos para trazer a natureza para dentro de casa. Aqui você aprende como fazer seu próprio minijardim usando uma lâmpada velha. 

Você vai precisar de:

  • Cif Cremoso
  • Um pano de microfibra
  • Uma lâmpada usada
  • Um alicate de ponta fina
  • Uma chave de fenda
  • Uma ponta de metal ou objeto perfurante
  • Óculos de proteção e luvas
  • Apoios de silicone (ou barbante, caso queira pendurar seu minijardim)
  • Areia
  • Musgo
  • Plantas suculentas, epífitas ou flores
terrarium_step1


Passo 1: Lave a lâmpada

Se sua lâmpada parou de funcionar e acumulou um pouco de pó durante sua vida útil, chegou a hora de dar um banho de loja nela. Aplique um pouco de Cif Cremoso a um pano de microfibra e esfregue na superfície para remover o pó e sujeira. Depois de enxaguar, seque com cuidado usando um pano de prato velho para ter uma lâmpada impecavelmente limpa. 

terrarium_step2


Parte 2: Remova os fios de dentro da lâmpada

Coloque seus óculos de segurança e luvas e coloque um papel kraft ou jornal na mesa para este próximo passo. Usando o alicate, levante um dos cantos do colar de cobre que tem na extremidade da lâmpada. Quando tiver conseguido levantar uma parte da fita, puxe-a com o alicate até remover a parte de cobre por inteiro, revelando um pequeno buraco. Insira a chave de fenda no buraco e cuidadosamente quebre o vidro preto no final da lâmpada. Depois, use seu alicate para remover os fios de dentro da lâmpada com cuidado, liberando espaço para que você consiga preencher seu minijardim com areia, musgo, plantas e flores. 

terrarium_step3


Passo 3: Fixe os apoios de silicone ou barbante

Este passo explica como fazer com que seu minijardim fique no lugar. Primeiro escolha se você prefere pendurá-lo ou colocá-lo sobre uma superfície lisa. Se for ficar numa mesa ou bancada, aplique os apoios de silicone em um dos lados. Mas se preferir pendurar seu minijardim, você terá que fazer um furo de cada lado da extremidade de metal usando uma ponta de metal ou objeto perfurante, para depois atravessar o barbante pelo furo e firmá-lo dando um nó de cada lado. 

terrarium_step4


Passo 4: Preencha seu minijardim

Assim que tiver decidido se seu jardim vai ficar pendurado ou na mesa, coloque uma camada de areia na parte de baixo, seguido por um pouco de musgo e plantas pequenas ou flores – o ideal é preencher o minijardim até um terço de sua capacidade (dando espaço para que as plantas cresçam). 

terrarium_step5


Passo 5: Coloque no lugar

Achamos que esses minijardins ficam incríveis em banheiros, no parapeito da janela, na prateleira ou em lugares ao ar livre – em qualquer lugar em que ele possa pegar um pouco de sol e brilhar. A escolha é sua. 

Não importa onde você decida deixar o seu ou o que você escolher plantar, adoraríamos saber como você usou o seu para dar um toque especial na sua casa. Se você experimentou nosso projeto, compartilhe uma foto no Facebook.

TOP